A contratação de Jorge Jesus, ex-timoneiro do rival Benfica e que levou os encarnados à conquista de 3 campeonatos nacionais durante as 6 épocas em que representou o clube da Luz, foi uma enorme "bomba" no defeso nacional. Esta mudança de JJ para o eterno rival Sporting foi totalmente inesperada e demonstra as ambições que existem no clube leonino que, após a conquista do seu 18º campeonato na longínqua época 2001/2002, tenta reeditar esse feito a todo o custo.
A chegada do novo técnico implicou uma profunda remodelação na estrutura do clube de Alvalade, nomeadamente através do regresso de Octávio Machado e de Manuel Fernandes, elementos da confiança máxima de JJ. As diferenças não se ficam pela estrutura e a chegada de JJ ditou a alteração do sistema tático da equipa, tendo sido implementado um 4X4X2 que veio substituir o 4X3X3 das últimas épocas. Como tal, e conhecendo a forma metódica e detalhada de JJ trabalhar, serão necessário jogadores com características muito específicas para este novo modelo funcionar na sua plenitude.
Nos jogos de pré-época até agora realizados pelos leões já é visível o trabalho de JJ mas, e como é normal nestas fases da temporada, ainda existe muito trabalho a ser feito, de forma a aumentar o entrosamento entre os diferentes setores da equipa. O primeiro teste oficial surge diante do Benfica, na Supertaça, e será fundamental começar a época com uma vitória de forma a moralizar a equipa para o importantíssimo play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões (o que se traduziria na entrada de 12 milhões nos cofres do Sporting). Por isso, é necessária a existência de um plantel equilibrado e com qualidade para conquistar os objetivos em todas as frentes:
GR: Rui Patrício, José Sá (Marítimo) , Azbe Jug - O guardião português é indiscutível e encontra-se em excelente forma. A continuidade de Marcelo Boeck não é certa e o brasileiro nunca apresentou qualidade para ameaçar a titularidade de Patrício, pelo que a contratação de José Sá (melhor guarda-redes do último campeonato da Europa de sub-21) poderia ser positiva. O esloveno Jug funcionará como a terceira opção.
DD: João Pereira, Ricardo Esgaio - João Pereira foi contratado e será o dono da lateral direita. O polivalente Esgaio (que tem excelentes caraterísticas para desempenhar a função de 8) funcionará como alternativa. Miguel Lopes deverá sair.
DC: Naldo, Ciani, Ewerton, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo - Ewerton lesionou-se, pelo que só regressará em Outubro. A dupla titular até lá deverá ser Paulo Oliveira e Naldo (contratado à Udinese). Tobias deveria ser emprestado a um clube da Liga NOS, de forma a confirmar todo o seu potencial e evoluir enquanto jogador. Rubén Semedo também pode ser opção. Ciani terá de melhorar os seus índices físicos e competitivos se quiser ser uma alternativa válida. Naby Sarr encontra-se a caminho do Charlton.
DE: Jefferson, Jonathan Silva - O brasileiro será o titular e um elemento fundamental no esquema de JJ, através da profundidade que oferece no corredor esquerdo, privilegiando os movimentos interiores do ala esquerdo. Jonathan tem potencial e irá evoluir durante a temporada (tem que melhorar o seu posicionamento e o controlo da profundidade).
MDF: William Carvalho, Guido Pizarro (Tigres), Rubén Semedo, João Palhinha - William contraiu uma fratura de stress na tíbia e só regressará em Setembro (a sua permanência também não é certa, mas seria um enorme revés para o Sporting a sua saída), pelo que é fundamental uma alternativa de peso. Pizarro tem sido falado e o argentino pode atuar na posição 6/8 (tem 1,86 m tal como JJ aprecia). Rubén Semedo tem sido testado, mas ainda necessita de evoluir e ganhar rotinas. Palhinha também terá oportunidade de mostrar as suas invulgares características (tem 1,89 m). Rosell encontra-se na porta de saída.
MC: João Mário, Carlos Peña (Club Léon), Wallyson, André Martins - A permanência de Adrien não é certa, mas mediante uma boa proposta financeira, o Sporting deverá libertá-lo. João Mário fez uma excelente época com Marco Silva, mas necessita de ser mais intenso na ocupação dos espaços neste novo modelo de jogo. André Martins é do agrado de JJ, mas ainda não renovou. Carlos Peña seria um autêntico reforço bomba para Jesus, com a sua chegada à área e qualidade na finalização (na última época apontou 8 golos e em 2013/2014 faturou por 15 vezes).
EXT: André Carrillo, Iuri Medeiros, Gelson Martins, Franco Cervi (Rosario Central) - O peruano é o principal desequilibrador do plantel verde e branco e um autêntico "abre-latas", que tem a capacidade de resolver jogos sozinho, mas ainda não renovou e o processo não se encontra fácil (a sua permanência seria vital nas aspirações dos leões). Iuri e Gelson são muito talentosos, mas necessitam de amadurecer enquanto jogadores. Cervi seria o "Gaitán" deste novo Sporting (incrível pé esquerdo e capacidade de desequilíbrio) com as devidas proporções (não é todos os dias que se encontra um jogador como o atual nº 10 dos encarnados). Capel não tem espaço no atual plantel e será vendido, mediante uma boa proposta.
SA: Fredy Montero,Teófilo Gutiérrez, Carlos Mané, Bryan Ruiz - É uma posição onde a qualidade abunda e onde JJ tem uma grande e boa "dor de cabeça", com quatro jogadores de enorme qualidade. Mané adapta-se melhor a jogar em zonas mais centrais, onde pode evidenciar a sua qualidade na finalização.
PL: Mitroglou (Fulham), Teófilo Gutiérrez - Slimani tem sido alvo do interesse de vários clubes ingleses e não é certo que continue em Alvalade. Mitroglou seria um excelente reforço e uma garantia de golos e seria um upgrade relativamente ao argelino em termos de finalização. Teo também poderá desempenhar a função apesar de ser um segundo avançado por natureza.
Empréstimos: Tobias Figueiredo
Saídas: Marcelo Boeck, Oriol Rosell, Adrien Silva, Capel, Slimani
Entradas: José Sá, Guido Pizarro, Carlos Peña, Franco Cervi, Kostas Mitroglou
Frederico Domingues
Sem comentários:
Enviar um comentário