expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Liverpool 2013/2014: Regresso às conquistas?



Nos últimos anos, o Liverpool tem andado afastado da hegemonia do futebol inglês e os reds pretendem regressar aos tempos áureos, que culminaram na conquista de 5 Ligas dos Campeões e 18 campeonatos. O clube inglês é neste momento um "gigante adormecido", e os adeptos estão ansiosos que a tendência dos últimos anos se altere. Para isso, é necessário algum investimento na equipa (esse investimento deve ser feito de forma mais inteligente do que nos últimos anos, visto que a equipa investiu muitos milhões em jogadores de qualidade duvidosa para o que foi gasto nas suas contratações) de forma a melhorar o elenco à disposição de Brendan Rodgers.

Guarda-Redes: Simon Mignolet foi contratado ao Sunderland (custou 10,6 milhões) e será o titular. Pepe Reina (titular dos reds nos últimos 8 anos) será emprestado ao Nápoles, devido ao elevado salário que aufere. Jones deve ser o suplente.

Defesa Direito: Glen Johnson e Martin Kelly são as opções. A posição não deve ser reforçada, embora o historial de lesões de Kelly ofereça preocupações. Para colmatar uma possível ausência por lesão do inglês, a contratação de van Rhijn (Ajax) seria uma opção interessante. Wisdom deverá ter algumas oportunidades esta época (Rodgers é um treinador que aposta nos jovens).

Defesa Central: Agger e Skrtel deverão formar a dupla titular, sendo que Coates e Touré serão as alternativas. O futuro de Agger é ainda indefinido, visto que já foi por diversas vezes associado ao Barcelona, e caso o dinamarquês deixe Anfield seria conveniente a contratação de outro central. Toby Alderweireld (Ajax) ou Mamadou Sakho (PSG) seriam boas opções para substituir o dinamarquês.

Defesa Esquerdo: José Enrique é a única opção credível do plantel para a posição. Como tal, a contratação de Luke Shaw (Southampton) seria muito interessante, visto que se trata de um jovem com um potencial tremendo, de apenas 17 anos, que realizou 25 jogos pelos saints na época transacta (factor que atesta a sua qualidade).

Médio Defensivo: Lucas Leiva e Joe Allen fazem a posição. Seria importante a contratação de um trinco acima da média, como Fernando (FC Porto) ou Luíz Gustavo (Bayern de Munique), que são jogadores com um grande "pulmão" e que funcionam como os autênticos motores das respectivas equipas.

Médio Centro: Steven Gerrard, Jordan Henderson, Joe Allen e Lucas Leiva (os dois últimos também podem jogar na posição 6) são as opções. Gerrard é o eterno capitão e será sempre titular e os restantes citados são médios com qualidade, pelo que não é prioritário reforçar a posição. Além disso, Coady é um jovem com potencial que poderá ter algumas oportunidades.

Médio Ofensivo: Philippe Coutinho é craque, e nesta nova época, vai querer mostrar toda a sua qualidade, tendo em vista uma chamada à canarinha para o mundial do próximo ano. Leandro Paredes (Boca Juniors) seria uma interessante aposta de futuro que, com a sua qualidade, poderia ter já influência na manobra ofensiva da equipa. Luis Alberto (proveniente do Barça B, é avançado mas devido à sua versatilidade, pode actuar como 10) também deverá ter oportunidades de mostrar toda a sua criatividade e qualidade técnica, que resultaram em 11 golos e 17 assistências na época passada.

Extremos: Sterling, Downing, Assaidi e Sturridge (joga igualmente na frente de ataque) actuam na posição. Downing (nunca convenceu os adeptos) e Assaidi (não se afirmou na primeira época em Inglaterra, mas tem qualidade) não apresentaram muitas garantias, e Sterling é ainda muito jovem, não podendo ter a pressão de ser apenas ele a provocar desequilíbrios nas defensivas das outras equipas. Posto isto, a contratação de Dzagoev (CSKA de Moscovo) ou de Gaitán (Benfica) seriam extremamente interessantes.

Avançados: Não é garantida a continuidade de Suárez. A saída do uruguaio seria um duro revés nas aspirações do clube. As outras soluções (Sturridge, Aspas e Borini, para além dos jovens Luis Alberto, Yesil e Morgan), apesar de bons jogadores, não apresentam a veia goleadora nem a qualidade de Suárez, e caso o uruguaio venha mesmo a sair, será necessária a aquisição de um avançado de top. Essa contratação será muito dispendiosa, visto que são poucos os jogadores com registos semelhantes ao de Suárez. Jackson Martínez (FC Porto) ou Edin Dzeko (Manchester City) seriam boas opções, mas os seus actuais clubes não pretendem abdicar da sua veia goleadora, pelo que ambos seriam negócios difíceis de concretizar. Outra opção, mais fácil na teoria, visto que pretende sair do Real Madrid é Higuaín (igualmente caro).

Liverpool 4-2-3-1 football formation
Onze com os jogadores que actualmente se encontram à disposição de Brendan Rodgers

Liverpool 4-2-3-1 football formation
Onze com os jogadores sugeridos (Suárez mantém-se, visto que manter o uruguaio será a melhor opção para o Liverpool e Sakho funcionará como o substituto de Agger, caso este saia)

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Arsenal 2013/2014



O Arsenal prometeu atacar forte neste defeso, de forma a regressar às conquistas que fogem aos "gunners" desde 2005. Arsène Wenger é um treinador que sabe potenciar as qualidades dos seus jovens jogadores, e através do elevado investimento na equipa, pode aliar esses jovens jogadores a jogadores de classe mundial, criando uma mescla entre os jogadores mais jovens e os jogadores mais experientes. Este factor pode ser muito benéfico para o Arsenal, visto que os mais jovens poderão aprender com os melhores futebolistas do planeta, o que será fundamental na sua evolução.
O orçamento para transferências que o Arsenal tem à sua disposição deve ser utilizado em jogadores com créditos firmados e que sejam claras mais-valias no elenco de Wenger. A equipa londrina tem de investir se quiser ter aspirações na Premier League (o Arsenal, nos últimos anos, investiu pouco na equipa, e vendeu os seus melhores jogadores a clubes rivais, e dessa forma é impossível ombrear com Manchester United, Manchester City e Chelsea).  Eis o plantel que o Arsenal deve apresentar para atacar a próxima época:

Guarda-Redes:  Szczesny e Fabianski são as opções para a baliza dos gunners. Seria conveniente a contratação de um guarda-redes que apresentasse reais garantias, visto que os dois polacos são um pouco irregulares. A contratação de Rui Patrício assentaria que nem uma luva na equipa de Wenger.

Lateral Direito: Sagna deveria ser vendido, visto que se encontra muitas vezes lesionado. Jenkinson é um bom suplente. É necessária a contratação de outro defesa direito, sendo que Kyle Walker (Tottenham) seria uma excelente aquisição.

Defesa Central: Vermaelen e Koscielny devem ser a dupla de centrais titular deste Arsenal. Apesar da época menos boa, Vermaelen é um excelente defesa e não deve ser vendido. Mertesacker funcionará como alternativa. Para além dos referidos nomes deveria constar mais um nome para a posição (apenas 3 centrais para uma época tão longa é arriscado, apesar de Jenkinson poder ser adaptado à posição), e como tal, a contratação de Kurt Zouma, central do Saint-Étienne que se encontra ao serviço da selecção francesa de Sub-20 (venceu hoje o Gana por 2-1, e já está na final do mundial da categoria), seria interessante, visto que se trata de um central com muito potencial.

Lateral Esquerdo: Não é necessário investir nesta posição, pois existem Gibbs e Monreal, dois bons laterais que oferecem garantias quando desempenham a função.

Médio Centro: Arteta, Diaby, Ramsey e Wilshere foram os jogadores utilizados neste sector, na época transacta por Wenger. Diaby deve ser vendido, pois apesar de ser um bom jogador, encontra-se sempre lesionado, e por isso não é uma opção válida. Wilshere potencia melhor o seu futebol numa zona mais adiantada do terreno, pelo que sobram Arteta e Ramsey. É fundamental reforçar esta posição, e nesse panorama, surge o nome de Fellaini. O belga do Everton seria um reforço de peso e elevaria o nível do meio campo do Arsenal para outro patamar. Frimpong não deve ser opção.

Médio Ofensivo: Cazorla, Wilshere e Rosicky são jogadores de muita qualidade, mas seria conveniente reforçar essa posição. Wilshere é um jogador com uma categoria tremenda, que infelizmente se encontra muitas vezes lesionado e Rosicky já conta com 32 anos. Por isso, a contratação de Quintero (Pescara) ou de Bernard (Atlético Mineiro), curiosamente ambos alvos do FC Porto, seriam excelentes opções.

Alas: Posição onde a qualidade existe em abundância. Podolski, Gervinho, Walcott e Oxlade-Chamberlain são excelentes extremos, e ainda há Miyaichi, jovem com um potencial muito interessante que deve rodar noutro emblema, à semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas.

Avançados: A única opção credível é Giroud, visto que Chamakh e Chu-Young não conseguiram afirmar-se na sua passagem pelo Arsenal (aliás encontraram-se emprestados a West Ham e Celta de Vigo, respectivamente). Sanogo foi contratado ao Auxerre, mas apenas deve ser titular a médio/longo prazo, fruto dos seus 20 anos. Joel Campbell regressou do empréstimo ao Bétis, onde realizou uma boa época, mas ainda necessita de mais maturidade para se afirmar. Bendtner é para vender. Esta posição precisa de ser reforçada com jogadores que assegurem muitos golos por época, o que é dispendioso visto que são poucos os que o conseguem fazer. Dois jogadores com essa característica são Jovetic (Fiorentina) e Higuaín (Real Madrid). O ideal seria a contratação dos dois jogadores, o que tornaria o ataque dos gunners temível, pois ambos eram grandes goleadores nas suas equipas, e se trouxerem a evidenciada veia goleadora para o clube, o Arsenal será um sério candidato ao título.

Top 20 Golos - Gonzalo Higuaín


Top 20 Golos - David Villa


Top 20 Golos - Wayne Rooney


Top 20 Golos - Thierry Henry


Top 20 Goals - Samuel Eto'o


segunda-feira, 8 de julho de 2013

Chelsea 2013/2014

         


José Mourinho foi apresentado como treinador do Chelsea, depois de abandonar o Real Madrid, e tem agora a complicada missão de voltar a colocar os blues no topo do futebol inglês e de consolidar o clube como um dos maiores da Europa. Eis o plantel que eu considero mais adequado para enfrentar a nova época, de forma a lutar por todos os títulos:

GR - Cech continuará a ser o titular indiscutível. Fala-se num possível ingresso de Ruddy, guarda-redes do Norwich City, na equipa de Mourinho. Caso se confirme, Ruddy será o suplente podendo espreitar a titularidade em alguns jogos, visto que a época é extremamente longa. Hilário e Turnbull abandonaram o clube. Courtois será emprestado por mais um ano ao Atlético de Madrid. Delac também deve rodar noutra equipa na próxima época.

DD -
Ivanovic será o titular, tendo Azpilicueta como suplente. Não será necessário investir nesta posição, pois existem posições mais carenciadas e estas duas opções são suficientes. Para além disso, existe Wallace (lateral brasileiro que foi contratado ao Fluminense) que deve ser emprestado.

DC - A dupla de centrais titular deverá ser David Luiz e John Terry (este já se encontra numa fase mais descendente da sua carreira). Gary Cahill é um bom suplente, e Kalas (central que actuava no Vitesse, com um grande potencial)  foi contratado. Nathan Aké, jovem central de 18 anos deve ser um jogador de rotação entre o plantel principal e a equipa de sub-21 dos blues.

DE - Ashley Cole deveria ser vendido (aufere um salário elevadíssimo, na ordem dos 10 milhões de euros), para além de já ter 32 anos. A contratação de Alaba (Bayern de Munique) seria fantástica, mas extremamente difícil visto que os bávaros não se querem ver livres da sua jovem pérola. Mais fácil e igualmente importante seria a contratação de Fábio Coentrão, que está de saída do Real Madrid. Bertrand actua nesta posição.

M Def - Existem Obi Mikel, Essien (regressou do empréstimo ao Real Madrid), Oriol Romeu (deve ser emprestado a uma equipa da liga espanhola). A contatação de Matic seria interessante mas muito dispendiosa, pelo que não se deve realizar. Khedira seria um claro acréscimo de qualidade no meio campo blue e bem mais barato.

MC - Marco van Ginkel (médio que foi associado ao Benfica) foi contratado ao Vitesse  por uma verba a rondar os 9 milhões de euros, e foi sem dúvida, uma excelente contratação. Alto (1,86 m), polivalente         (box-to-box completo) e bom a nível táctico, foi eleito na época transacta o melhor jovem da Eredivisie. Como tal, deverá figurar nas escolhas de Mourinho. Ainda existem Lampard (melhor marcador de sempre do clube londrino) e Ramires (sem dúvida, um jogador fantástico). A contratação de mais um médio seria importante, visto que a época é longa e é necessário estabelecer uma rotatividade do plantel. Gundogan seria um excelente reforço e funcionaria como o substituto natural de Lampard (já tem 35 anos).

MO - Posição onde a qualidade existe em abundância. Oscar, Mata e Hazard são jogadores com uma qualidade muito acima da média, não sendo necessário contratações para esta posição. Marin (veremos se esta época terá mais espaço para se afirmar na equipa), é também um excelente jogador, mas teve poucas oportunidades de mostrar o seu real valor na época passada, o que atesta a qualidade existente no clube nesta posição. De Bruyne será emprestado ao Leverkusen (envolvido no negócio de Schurrle).

EXT- Hazard pode igualmente actuar como extremo esquerdo, enquanto que Mata e Oscar podem desempenhar a função no lado direito. Moses e Piazón são igualmente boas opções, e André Schurrle foi contratado ao Bayer Leverkusen. A contratação de um extremo que possa oferecer mais força e potência ao ataque do Chelsea será vital para alcançar os objectivos do clube. Nestes moldes surge o nome de Hulk, que apresenta características que se adaptam perfeitamente à Premier League. Seria sem dúvida uma contratação muito importante. Hulk é um jogador que agrada a Mourinho, havendo hipóteses de o negócio se realizar. Para além disso, Hulk não se adaptou ao Zenit e à Liga Russa, pelo que veria esta mudança com bons olhos.

PL - É necessária a contratação de um ponta-de-lança de classe mundial. Neste estigma, surgem os nomes de Lewandowski, Cavani e Suárez. Os dois primeiros, muito dificilmente virão. Ao que tudo indica, Cavani será reforço do PSG e Klopp admitiu que Lewandowski será jogador do Bayern de Munique no final desta época. Sobra Suárez. O avançado uruguaio que actua no Liverpool seria um excelente reforço para Mourinho, e o negócio pode ficar fechado por um valor a rondar os 40 milhões de euros. Este negócio apenas tem um pequeno senão, Suaréz ainda tem que cumprir 6 jogos de suspensão devido ao incidente com Ivanovic (é provável que possam vir a ser companheiros de equipa), pelo que não poderia actuar nas primeiras 6 jornadas da liga. Se o negócio de Suárez falhar, Burak Yilmaz (avançado turco que actua no Galatasaray, fez um brilharete na última edição da Liga dos Campeões) seria uma opção mais barata e enquadraria-se bem neste Chelsea (nos últimos anos, o turco apresentou estatísticas impressionantes). A continuidade de Torres é ainda incerta, mas seria uma boa política manter o espanhol na equipa. Para além disso, ainda há Demba Ba, que também é um excelente avançado, e que marca muitos golos por época, pelo que também deveria continuar. Lukaku (que fez uma boa época no West Bromwich Albion) pode ser igualmente uma boa opção.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Melhor 11 (a Nível Internacional) - Época 2012/2013

Agora que terminou a época 2012-2013 , é altura de seleccionar o melhor 11 da época 2012/2013 a nível internacional:


GR - Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Numa super-equipa com uma ataque demolidor como apresenta o colosso europeu Bayern Munique, é necessário um guarda-redes de topo a defender as suas redes. Foi precisamente isso que fez, com uma qualidade notável (sendo reflexo disso ter encaixado apenas 18 golos na Bundesliga), o guardião alemão. Além disso, a sua prestação na Liga dos Campeões (tal como toda a equipa do Bayern) foi imaculada (não sofreu golos nas eliminatórias com Juventus e Barcelona, o que atesta a sua qualidade).
Os seus 194 cm permitem-lhe realizar defesas impossíveis, sendo um autêntico "muro" na  baliza, levando muitas vezes os adversários ao desespero.


DD - Philipp Lahm (Bayern de Munique)
Numa fase onde existe uma grande escassez de laterais de qualidade, Phillip Lahm apresenta-se como um dos melhores laterais direitos do mundo (além disso, pode desempenhar a função de lateral esquerdo). Fez uma época extremamente consistente, dando uma grande segurança defensiva no seu corredor, apoiando também as iniciativas ofensivas da equipa da Baviera.
É o capitão do conjunto germânico (onde joga desde os 11 anos), e esta foi uma das suas melhores temporadas da carreira, que culminou na conquista do " triplete" (Liga, Taça e Liga dos Campeões) a que se juntou a Supertaça.


DC (Lado Direito) - Thiago Silva (Paris Saint-Germain) 
O brasileiro, que já passou pelo FC Porto B,  foi um dos principais obreiros na conquista da Ligue 1 por parte do milionário PSG. Essa conquista, que já fugia ao clube parisiense há 20 anos, transformou-se numa realidade nesta época.
Thiago Silva é muito forte no jogo aéreo, sendo praticamente intransponível no que a esse capítulo diz respeito. Para além disso, demonstra uma grande inteligência no seu posicionamento, o que lhe permite antecipar-se aos seus adversários. Possui uma técnica invulgar para um central e uma saída de bola notável, o que decerto foi fundamental na conquista dos objectivos do PSG.
Nesta época desportiva mostrou todas essas qualidades, mostrando que o avultado investimento que os franceses (sensivelmente 42 milhões, sendo o segundo defesa mais caro da história do futebol mundial, logo a seguir a Ferdinand) fizeram deu frutos.


DC (Lado Esquerdo) - Dante (Bayern de Munique)
O brasileiro que jogava no Borussia Monchengladbach, foi uma aquisição que se mostrou extremamente importante no fortelecimento da equipa e que acabou com as lacunas no eixo-central que a equipa bávara havia apresentado na época transacta. Mostrou-se como o verdadeiro "patrão" da defensiva do conjunto bávaro e fez uma época de grande qualidade. Extremamente forte no jogo aéreo, ofereceu uma grande consistência à defesa do Bayern. Ocupa muito bem o terreno de jogo e também sabe sair a jogar.
A nível colectivo foi uma época memorável onde venceu tudo pelo Bayern, para além de ser ter estreado pela selecção canarinha.


DE - David Alaba (Bayern de Munique)
Alaba cimentou, ao longo desta época, a imagem de um lateral com um potencial tremendo que tem tudo para ser uma grande referência na sua posição nos próximos anos (aliás já o é). O lateral que até começou a médio, foi um indiscutível para Heynckes, apesar de contar apenas com 20 anos. É competente a defender (ainda pode melhorar neste capítulo para se tornar ainda mais completo) e dá muita profundidade, sendo um jogador muito importante na estrutura da equipa. Emprega uma enorme dinâmica nas suas acções ao longo dos 90 minutos. Esta época foi titular indiscutível nesta máquina demolidora e contribuiu para o registo defensivo dos bávaros nesta época (apenas 18 golos sofridos na Bundesliga).


MC - Arturo Vidal (Juventus)
Vidal foi um jogador fundamental na revalidação do Scudetto por parte da Juve. Para além de ter sido o melhor marcador da Vecchia Signora no campeonato com 10 golos apontados, foi o jogador com mais assistências na Serie A (8 assistências). Jogou em praticamente todas as posições no centro do terreno, sendo polivalente, visto que também pode actuar a lateral. Vidal liderou o meio campo, através da sua garra, entrega e dedicação e foi o expoente máximo da equipa de Turim. Vidal apontou 15 golos em todas as competições e é um jogador extremamente completo. A sua época foi absolutamente notável, cimentando-se como um dos melhores médios da actualidade.


MC - Ílkay Gündoğan (Borussia Dortmund)
Gündoğan foi um dos principais responsáveis pela presença da equipa alemã na final da Liga dos Campeões, protagonizando uma final 100% alemã com o Bayern de Munique. A sua técnica, visão de jogo, qualidade de passe, ocupação dos espaços quer a defender quer a atacar, controlo de bola e noção táctica tornam-no num jogador muito completo (tem apenas 22 anos).
Apesar do regresso de Sahin ao Dortmund, Jurgen Klopp continuou a apostar no médio contratado ao Nuremberga, e em boa hora o fez. Ílkay foi um jogador extremamente regular ao longo da época, tendo ainda uma grande margem de progressão. Actuou em 28 jogos na Bundesliga, e nos 6 jogos em que não jogou, a sua equipa venceu apenas 2, o que reflecte a importância do médio na equipa.


MO - Marco Reus (Borussia Dortmund)
Reus foi contratado para colmatar a saída de Kagawa para o Manchester United, e ainda conseguiu evidenciar-se a um nível mais elevado que o seu antecessor. Foi uma época em cheio do alemão, que tem uma grande técnica e um excelente remate. Apontou 14 golos na Bundesliga e afirmou-se definitavamente na Mannschaft, onde é para já o melhor marcador da sua selecção na qualificação para o mundial no Brasil (5 golos). Klopp acertou na sua decisão de resgatar Reus ao Monchengladbach por 17 milhões de euros, visto que o alemão tem um pé direito mágico, com uma criatividade muito elevada. Reus e Gotze elevam o nível do Dortmund para um patamar muito elevado, e os dois são peritos a fazer passes de ruptura para Lewandowski, que bem os agradece.


ED - Gareth Bale (Tottenham)
O galês fez uma época simplesmente notável, onde Villas-Boas desempenhou um papel fundamental na sua evolução. Bale foi sem dúvida um dos melhores jogadores da época 2012/2013, o que culminou na conquista do prémio de melhor jogador da Barclays Premier League.  Foi vital na campanha do Tottenham na Premier League, e a isso muito se deve os seus 21 golos (apenas Suárez e van Persie marcaram mais). Bale marcou golos de todas as formas e feitios, desde remates de longa distância a pontapés livres, e muitos deles também surgiram de magníficas jogadas individuais. Bale é um jogador explosivo que consegue aliar força física e velocidade e que possui um potente e colocado remate, o que lhe valeu alguns golos de belo efeito.


EE - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Apesar da época do Real Madrid ter sido um desastre, Ronaldo manteve o seu nível habitual e apontou 55 golos em todas as competições, para além das 17 assistências realizadas durante a época. Foi o melhor marcador da Liga dos Campeões com 12 golos apontados, tornando-se no madridista com mais golos apontados numa única edição da LC, suplantando Raúl (10 golos). Ronaldo apresenta números estratosféricos que apenas estão ao alcance de outro jogador, Lionel Messi. Ronaldo é um jogador único e é, sem sombra de dúvida, o jogador mais completo da actualidade. É bom em todos os aspectos do jogo, e marca golos de todas as formas. Sem dúvida, um jogador único que fará muita falta à selecção portuguesa quando terminar a carreira.


AVA - Lewandowski (Borussia Dortmund)
O polaco não venceu nenhuma competição nesta época (2º no campeonato, na Liga dos Campeões, nos melhores marcadores da LC e da Bundesliga), mas realizou uma época estrondosa. A sua prestação nesta edição da Liga dos Campeões foi fenomenal (quem não se lembra do "poker" ao Real Madrid). Existiam outros candidatos de relevo como Messi (bota de ouro), Cavani (melhor marcador da Serie A), Ibrahimovic (fundamental no título do PSG e melhor marcador da Ligue 1) e van Persie (grande influência no Manchester United), mas a escolha caiu em Lewandowski. Teve um impacto gigantesco na LC, onde provavelmente foi o melhor jogador.
Possui qualidades que fazem dele um dos melhores avançados do mundo. É alto, rápido, móvel , eficaz, e é um jogador extremamente inteligente. Apresenta também um poder de decisão muito acima da média. Foi o segundo melhor marcador da Bundesliga com 24 golos, a apenas um de Kießling.  Sem dúvida um dos melhores jogadores do mundo. 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Calvin Harris - Feel So Close


Bellini - Samba de Janeiro


Phoenix - Lasso


Nelly - Hot In Herre


Ludovico Einaudi - Divenire


Lykke Li - I Follow Rivers (The Magician Remix)


Gorillaz - Feel Good Inc ft. De La Soul


Top 50 Golos - Época 2012/2013


Top 100 Golos - Época 2011/2012


Top 10 Golos - Ronaldinho


Top 5 Golos - Maicon


Top 10 Golos - Karim Benzema


Melhores Golos - Edinson Cavani


Melhores Golos - Radamel Falcao


Melhores Golos - Zlatan Ibrahimović


Top 20 Golos - Wesley Sneijder


Top 20 Golos - Arjen Robben


Melhores Golos - Luis Suárez


Top 10 Golos - Neymar


terça-feira, 2 de julho de 2013

Sporting 2013/2014
















Após o início de pré-época dos comandados de Leonardo Jardim, existem ainda muitas indefinições relativamente ao plantel que o Sporting apresentará para a nova época desportiva. Augusto Inácio já fez saber que o plantel principal contará apenas com 20 jogadores na equipa principal, a que se juntarão 22 a actuar na equipa B. Na minha opinião, eis o plantel que o Sporting deveria apresentar na próxima época (considerando as evidentes fragilidades financeiras que o clube apresenta).

GR - Marcelo Boeck será o substituto natural de Rui Patrício. Sempre que foi chamado a intervir fê-lo com segurança e qualidade , e como tal apresenta todas as garantias para ser um excelente substituto de Patrício (o Sporting necessita de realizar encaixes financeiros e como tal a sua saída é muito provável). Golas será o suplente.

DD - Cédric e Arias devem disputar o lugar (dois jovens com muito potencial que dão profundidade ao corredor). Miguel Lopes deveria ser vendido (aufere um salário incompatível com a nova realidade leonina).

DC - Rojo e Ilori demonstraram no final da época transacta que formam uma dupla muito competente e que se complementa na perfeição. Dier também pode actuar nesta posição (incrível a polivalência do jovem inglês, que cumpre diversas posições com uma qualidade notável). Maurício foi contratado e deverá ser suplente (contratação um pouco estranha, visto que no plantel existe Nuno Reis). Fokobo pode igualmente desempenhar a função.

DE - Jefferson foi contratado e será o dono do lugar (lateral muito ofensivo, exímio na marcação das bolas paradas). Rojo pode actuar nesta posição, e ainda existem King (vinculou-se a título definitivo) e Atila Turan.

M Def - Se Dier não jogar a central desempenhará uma função no centro do terreno (vai ser um indiscutível na próxima época). Rinaudo deveria ser vendido (tem muita garra, o que é apreciado pelos adeptos, mas este ano demonstrou muitas lacunas a nível táctico; realizar encaixes financeiros neste momento é vital). Zézinho é um jogador com muita qualidade que deveria ser aproveitado. Agostinho Cá seria uma boa opção (praticamente não jogou no Barça B e já conhece os cantos à casa). A aquisição de um trinco alto (tal como Leonardo Jardim gosta) seria igualmente uma aposta a considerar.

MC - Este tem de ser o ano da afirmação definitiva de André Martins. É notável a qualidade de passe do jovem médio leonino (nos seus pés a bola parece mais redonda). Dier pode ser opção (mais uma vez se verifica a versatilidade do inglês). Deveria ser dada mais uma oportunidade a André Santos (ainda é jovem e durante a sua primeira época no Sporting, após o empréstimo à União de Leiria, foi o melhor jogador). João Mário será um caso sério (demonstra uma inteligência, maturidade e cultura táctica que impressionam para um jovem de 19 anos). Zézinho também é opção.

MO - Apesar do elevado salário que passará a receber (cerca de 2 milhões brutos), esta época deveria ser o ano de Labyad. É verdade que não deslumbrou no seu primeiro ano de leão ao peito, mas é um jovem de um potencial tremendo que noutra estrutura, sem a pressão de resolver jogos que lhe esteve associada desde a sua chegada, já teria mostrado o seu verdadeiro valor. Além disso, com os Jogos Olímpicos do ano passado, o marroquino não teve tanto tempo de adaptação a uma nova realidade, visto que essa participação lhe custou grande parte da pré-época. Adrien deve ser vendido (nunca mostrou qualidade de modo a poder ser uma mais valia).

EXT - Capel sairá, mas apenas no aparecimento de uma proposta irrecusável. Carrillo e Bruma (estrela maior da companhia) são dois jovens com um potencial tremendo, bem como Viola e Esgaio (apresenta um grande QI futebolístico). A aquisição de Pizzi seria interessante, mas não prioritária. Fala-se na possibilidade da chegada do internacional português, mas apenas por empréstimo (o Atlético de Madrid pagou 13,5 milhões pelo jogador, e não se quer desfazer dele), o que não deve ser opção no Sporting, visto que apenas valoriza jogadores de outros clubes.

PL-  Ao que tudo indica, Freddy Montero será reforço para as próximas 5 temporadas, ficando a faltar outro avançado, de preferência com características diferentes das suas. Montero é um avançado veloz que apresenta uma grande mobilidade, funcionando até mais como segundo avançado (deverá ser o investimento mais avultado dos leões neste defeso, num negócio a rondar os 2,5 milhões). Será necessário a contratação de outro avançado (o clube leonino não pode cair no mesmo erro da temporada passada, onde apenas possuía um ponta de lança que dava reais garantias, não tendo uma alternativa credível), mais posicional, sendo que a aquisição de Suk (Marítimo) seria interessante. Ghilas (Moreirense) seria o alvo preferencial mas deve assinar pelo FC Porto.

Este plantel enquadra-se na actual realidade leonina e tem todas as condições para ser competitivo ao longo da próxima época. O principal objectivo consiste no apuramento para a Liga dos Campeões 2014/2015. A juventude e a irreverência a si inerente e, sobretudo a aposta na formação (foi necessário chegarmos a este ponto para se começar a apostar nos jogadores da nossa Academia, uma das melhores do mundo) são pontos que definem o novo rumo do leão, que promete voltar ao lugar onde merece estar.
A ausência das competições europeias poderá ser uma vantagem na conquista do principal objectivo (3º lugar) relativamente a outras equipas que começarão a acumular cansaço (Paços de Ferreira e Estoril não estão habituados a estas andanças, e pode-lhes acontecer o que aconteceu com o Marítimo na temporada 2012/2013, em que a participação na Liga Europa resultou em piores resultados nas competições internas).

Saudações Leoninas