expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

terça-feira, 2 de julho de 2013

Sporting 2013/2014
















Após o início de pré-época dos comandados de Leonardo Jardim, existem ainda muitas indefinições relativamente ao plantel que o Sporting apresentará para a nova época desportiva. Augusto Inácio já fez saber que o plantel principal contará apenas com 20 jogadores na equipa principal, a que se juntarão 22 a actuar na equipa B. Na minha opinião, eis o plantel que o Sporting deveria apresentar na próxima época (considerando as evidentes fragilidades financeiras que o clube apresenta).

GR - Marcelo Boeck será o substituto natural de Rui Patrício. Sempre que foi chamado a intervir fê-lo com segurança e qualidade , e como tal apresenta todas as garantias para ser um excelente substituto de Patrício (o Sporting necessita de realizar encaixes financeiros e como tal a sua saída é muito provável). Golas será o suplente.

DD - Cédric e Arias devem disputar o lugar (dois jovens com muito potencial que dão profundidade ao corredor). Miguel Lopes deveria ser vendido (aufere um salário incompatível com a nova realidade leonina).

DC - Rojo e Ilori demonstraram no final da época transacta que formam uma dupla muito competente e que se complementa na perfeição. Dier também pode actuar nesta posição (incrível a polivalência do jovem inglês, que cumpre diversas posições com uma qualidade notável). Maurício foi contratado e deverá ser suplente (contratação um pouco estranha, visto que no plantel existe Nuno Reis). Fokobo pode igualmente desempenhar a função.

DE - Jefferson foi contratado e será o dono do lugar (lateral muito ofensivo, exímio na marcação das bolas paradas). Rojo pode actuar nesta posição, e ainda existem King (vinculou-se a título definitivo) e Atila Turan.

M Def - Se Dier não jogar a central desempenhará uma função no centro do terreno (vai ser um indiscutível na próxima época). Rinaudo deveria ser vendido (tem muita garra, o que é apreciado pelos adeptos, mas este ano demonstrou muitas lacunas a nível táctico; realizar encaixes financeiros neste momento é vital). Zézinho é um jogador com muita qualidade que deveria ser aproveitado. Agostinho Cá seria uma boa opção (praticamente não jogou no Barça B e já conhece os cantos à casa). A aquisição de um trinco alto (tal como Leonardo Jardim gosta) seria igualmente uma aposta a considerar.

MC - Este tem de ser o ano da afirmação definitiva de André Martins. É notável a qualidade de passe do jovem médio leonino (nos seus pés a bola parece mais redonda). Dier pode ser opção (mais uma vez se verifica a versatilidade do inglês). Deveria ser dada mais uma oportunidade a André Santos (ainda é jovem e durante a sua primeira época no Sporting, após o empréstimo à União de Leiria, foi o melhor jogador). João Mário será um caso sério (demonstra uma inteligência, maturidade e cultura táctica que impressionam para um jovem de 19 anos). Zézinho também é opção.

MO - Apesar do elevado salário que passará a receber (cerca de 2 milhões brutos), esta época deveria ser o ano de Labyad. É verdade que não deslumbrou no seu primeiro ano de leão ao peito, mas é um jovem de um potencial tremendo que noutra estrutura, sem a pressão de resolver jogos que lhe esteve associada desde a sua chegada, já teria mostrado o seu verdadeiro valor. Além disso, com os Jogos Olímpicos do ano passado, o marroquino não teve tanto tempo de adaptação a uma nova realidade, visto que essa participação lhe custou grande parte da pré-época. Adrien deve ser vendido (nunca mostrou qualidade de modo a poder ser uma mais valia).

EXT - Capel sairá, mas apenas no aparecimento de uma proposta irrecusável. Carrillo e Bruma (estrela maior da companhia) são dois jovens com um potencial tremendo, bem como Viola e Esgaio (apresenta um grande QI futebolístico). A aquisição de Pizzi seria interessante, mas não prioritária. Fala-se na possibilidade da chegada do internacional português, mas apenas por empréstimo (o Atlético de Madrid pagou 13,5 milhões pelo jogador, e não se quer desfazer dele), o que não deve ser opção no Sporting, visto que apenas valoriza jogadores de outros clubes.

PL-  Ao que tudo indica, Freddy Montero será reforço para as próximas 5 temporadas, ficando a faltar outro avançado, de preferência com características diferentes das suas. Montero é um avançado veloz que apresenta uma grande mobilidade, funcionando até mais como segundo avançado (deverá ser o investimento mais avultado dos leões neste defeso, num negócio a rondar os 2,5 milhões). Será necessário a contratação de outro avançado (o clube leonino não pode cair no mesmo erro da temporada passada, onde apenas possuía um ponta de lança que dava reais garantias, não tendo uma alternativa credível), mais posicional, sendo que a aquisição de Suk (Marítimo) seria interessante. Ghilas (Moreirense) seria o alvo preferencial mas deve assinar pelo FC Porto.

Este plantel enquadra-se na actual realidade leonina e tem todas as condições para ser competitivo ao longo da próxima época. O principal objectivo consiste no apuramento para a Liga dos Campeões 2014/2015. A juventude e a irreverência a si inerente e, sobretudo a aposta na formação (foi necessário chegarmos a este ponto para se começar a apostar nos jogadores da nossa Academia, uma das melhores do mundo) são pontos que definem o novo rumo do leão, que promete voltar ao lugar onde merece estar.
A ausência das competições europeias poderá ser uma vantagem na conquista do principal objectivo (3º lugar) relativamente a outras equipas que começarão a acumular cansaço (Paços de Ferreira e Estoril não estão habituados a estas andanças, e pode-lhes acontecer o que aconteceu com o Marítimo na temporada 2012/2013, em que a participação na Liga Europa resultou em piores resultados nas competições internas).

Saudações Leoninas

1 comentário: