expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Melhor 11 (a Nível Internacional) - Época 2012/2013

Agora que terminou a época 2012-2013 , é altura de seleccionar o melhor 11 da época 2012/2013 a nível internacional:


GR - Manuel Neuer (Bayern de Munique)
Numa super-equipa com uma ataque demolidor como apresenta o colosso europeu Bayern Munique, é necessário um guarda-redes de topo a defender as suas redes. Foi precisamente isso que fez, com uma qualidade notável (sendo reflexo disso ter encaixado apenas 18 golos na Bundesliga), o guardião alemão. Além disso, a sua prestação na Liga dos Campeões (tal como toda a equipa do Bayern) foi imaculada (não sofreu golos nas eliminatórias com Juventus e Barcelona, o que atesta a sua qualidade).
Os seus 194 cm permitem-lhe realizar defesas impossíveis, sendo um autêntico "muro" na  baliza, levando muitas vezes os adversários ao desespero.


DD - Philipp Lahm (Bayern de Munique)
Numa fase onde existe uma grande escassez de laterais de qualidade, Phillip Lahm apresenta-se como um dos melhores laterais direitos do mundo (além disso, pode desempenhar a função de lateral esquerdo). Fez uma época extremamente consistente, dando uma grande segurança defensiva no seu corredor, apoiando também as iniciativas ofensivas da equipa da Baviera.
É o capitão do conjunto germânico (onde joga desde os 11 anos), e esta foi uma das suas melhores temporadas da carreira, que culminou na conquista do " triplete" (Liga, Taça e Liga dos Campeões) a que se juntou a Supertaça.


DC (Lado Direito) - Thiago Silva (Paris Saint-Germain) 
O brasileiro, que já passou pelo FC Porto B,  foi um dos principais obreiros na conquista da Ligue 1 por parte do milionário PSG. Essa conquista, que já fugia ao clube parisiense há 20 anos, transformou-se numa realidade nesta época.
Thiago Silva é muito forte no jogo aéreo, sendo praticamente intransponível no que a esse capítulo diz respeito. Para além disso, demonstra uma grande inteligência no seu posicionamento, o que lhe permite antecipar-se aos seus adversários. Possui uma técnica invulgar para um central e uma saída de bola notável, o que decerto foi fundamental na conquista dos objectivos do PSG.
Nesta época desportiva mostrou todas essas qualidades, mostrando que o avultado investimento que os franceses (sensivelmente 42 milhões, sendo o segundo defesa mais caro da história do futebol mundial, logo a seguir a Ferdinand) fizeram deu frutos.


DC (Lado Esquerdo) - Dante (Bayern de Munique)
O brasileiro que jogava no Borussia Monchengladbach, foi uma aquisição que se mostrou extremamente importante no fortelecimento da equipa e que acabou com as lacunas no eixo-central que a equipa bávara havia apresentado na época transacta. Mostrou-se como o verdadeiro "patrão" da defensiva do conjunto bávaro e fez uma época de grande qualidade. Extremamente forte no jogo aéreo, ofereceu uma grande consistência à defesa do Bayern. Ocupa muito bem o terreno de jogo e também sabe sair a jogar.
A nível colectivo foi uma época memorável onde venceu tudo pelo Bayern, para além de ser ter estreado pela selecção canarinha.


DE - David Alaba (Bayern de Munique)
Alaba cimentou, ao longo desta época, a imagem de um lateral com um potencial tremendo que tem tudo para ser uma grande referência na sua posição nos próximos anos (aliás já o é). O lateral que até começou a médio, foi um indiscutível para Heynckes, apesar de contar apenas com 20 anos. É competente a defender (ainda pode melhorar neste capítulo para se tornar ainda mais completo) e dá muita profundidade, sendo um jogador muito importante na estrutura da equipa. Emprega uma enorme dinâmica nas suas acções ao longo dos 90 minutos. Esta época foi titular indiscutível nesta máquina demolidora e contribuiu para o registo defensivo dos bávaros nesta época (apenas 18 golos sofridos na Bundesliga).


MC - Arturo Vidal (Juventus)
Vidal foi um jogador fundamental na revalidação do Scudetto por parte da Juve. Para além de ter sido o melhor marcador da Vecchia Signora no campeonato com 10 golos apontados, foi o jogador com mais assistências na Serie A (8 assistências). Jogou em praticamente todas as posições no centro do terreno, sendo polivalente, visto que também pode actuar a lateral. Vidal liderou o meio campo, através da sua garra, entrega e dedicação e foi o expoente máximo da equipa de Turim. Vidal apontou 15 golos em todas as competições e é um jogador extremamente completo. A sua época foi absolutamente notável, cimentando-se como um dos melhores médios da actualidade.


MC - Ílkay Gündoğan (Borussia Dortmund)
Gündoğan foi um dos principais responsáveis pela presença da equipa alemã na final da Liga dos Campeões, protagonizando uma final 100% alemã com o Bayern de Munique. A sua técnica, visão de jogo, qualidade de passe, ocupação dos espaços quer a defender quer a atacar, controlo de bola e noção táctica tornam-no num jogador muito completo (tem apenas 22 anos).
Apesar do regresso de Sahin ao Dortmund, Jurgen Klopp continuou a apostar no médio contratado ao Nuremberga, e em boa hora o fez. Ílkay foi um jogador extremamente regular ao longo da época, tendo ainda uma grande margem de progressão. Actuou em 28 jogos na Bundesliga, e nos 6 jogos em que não jogou, a sua equipa venceu apenas 2, o que reflecte a importância do médio na equipa.


MO - Marco Reus (Borussia Dortmund)
Reus foi contratado para colmatar a saída de Kagawa para o Manchester United, e ainda conseguiu evidenciar-se a um nível mais elevado que o seu antecessor. Foi uma época em cheio do alemão, que tem uma grande técnica e um excelente remate. Apontou 14 golos na Bundesliga e afirmou-se definitavamente na Mannschaft, onde é para já o melhor marcador da sua selecção na qualificação para o mundial no Brasil (5 golos). Klopp acertou na sua decisão de resgatar Reus ao Monchengladbach por 17 milhões de euros, visto que o alemão tem um pé direito mágico, com uma criatividade muito elevada. Reus e Gotze elevam o nível do Dortmund para um patamar muito elevado, e os dois são peritos a fazer passes de ruptura para Lewandowski, que bem os agradece.


ED - Gareth Bale (Tottenham)
O galês fez uma época simplesmente notável, onde Villas-Boas desempenhou um papel fundamental na sua evolução. Bale foi sem dúvida um dos melhores jogadores da época 2012/2013, o que culminou na conquista do prémio de melhor jogador da Barclays Premier League.  Foi vital na campanha do Tottenham na Premier League, e a isso muito se deve os seus 21 golos (apenas Suárez e van Persie marcaram mais). Bale marcou golos de todas as formas e feitios, desde remates de longa distância a pontapés livres, e muitos deles também surgiram de magníficas jogadas individuais. Bale é um jogador explosivo que consegue aliar força física e velocidade e que possui um potente e colocado remate, o que lhe valeu alguns golos de belo efeito.


EE - Cristiano Ronaldo (Real Madrid)
Apesar da época do Real Madrid ter sido um desastre, Ronaldo manteve o seu nível habitual e apontou 55 golos em todas as competições, para além das 17 assistências realizadas durante a época. Foi o melhor marcador da Liga dos Campeões com 12 golos apontados, tornando-se no madridista com mais golos apontados numa única edição da LC, suplantando Raúl (10 golos). Ronaldo apresenta números estratosféricos que apenas estão ao alcance de outro jogador, Lionel Messi. Ronaldo é um jogador único e é, sem sombra de dúvida, o jogador mais completo da actualidade. É bom em todos os aspectos do jogo, e marca golos de todas as formas. Sem dúvida, um jogador único que fará muita falta à selecção portuguesa quando terminar a carreira.


AVA - Lewandowski (Borussia Dortmund)
O polaco não venceu nenhuma competição nesta época (2º no campeonato, na Liga dos Campeões, nos melhores marcadores da LC e da Bundesliga), mas realizou uma época estrondosa. A sua prestação nesta edição da Liga dos Campeões foi fenomenal (quem não se lembra do "poker" ao Real Madrid). Existiam outros candidatos de relevo como Messi (bota de ouro), Cavani (melhor marcador da Serie A), Ibrahimovic (fundamental no título do PSG e melhor marcador da Ligue 1) e van Persie (grande influência no Manchester United), mas a escolha caiu em Lewandowski. Teve um impacto gigantesco na LC, onde provavelmente foi o melhor jogador.
Possui qualidades que fazem dele um dos melhores avançados do mundo. É alto, rápido, móvel , eficaz, e é um jogador extremamente inteligente. Apresenta também um poder de decisão muito acima da média. Foi o segundo melhor marcador da Bundesliga com 24 golos, a apenas um de Kießling.  Sem dúvida um dos melhores jogadores do mundo. 

Sem comentários:

Enviar um comentário